23 de junho de 2009

O Programa Espacial Brasileiro

Projeto de livro-reportagem

- A Terra é azul!
Iuri Gagarin, 1961

Assim como Santos Dumont, assim como marinheiros que descobriram novas terras, o contato com o novo completo é a experiência que mais me emociona. A fala do russo Iuri Gagarin, primeiro homem no espaço, me sucita a felicidade infantil de enxergar a realidade pela primeira vez na vida. O deslumbramento e o espanto são os sentimentos que mais me aproximam da falta de gravidade, do esquecimento do corpo.

Há brasileiros que muito antes de eu nascer se emocionaram com a mesma frase do astronauta e criaram um programa espacial em nosso país. Desde os anos 60 até hoje é marcado pela precariedade, reunindo homens que precisam alimentar seus olhos com um universo de sonho.

A contemporaneidade tem paciência curta para a curiosidade sem satisfação. O espaço sideral existe mais nos livros do que nos sonhos. Estamos no apogeu do famoso mundo da informação, um mundo feito de respostas, onde todas as aventuras estão envelhecidas.

Minha relação física com a pureza se torna mais estreita durante o momento fugaz em que minha vista imerge no inédito. Gera uma faísca elétrica de ligação entre mim e a verdadeira natureza. Por isso sou jornalista; minha vocação jornalística é feita da carne do meu olho.

Para mim, construir este livro-reportagem será cultuar os ancestrais que usaram telescópios para jogar a luz das estrelas em suas retinas.

Quero ouvir as boas ficções científicas que germinaram na cabeça de quem trabalha com o futuro. Os anos de dedicação ao estudo de ciências abstratas e a aridez do cálculo pesado são boa companhia para o fortalecimento da imaginação.

Suponho que o pensamento positivista e tecnocrático também deve ter muitos adeptos na área, o que contribui para quimeras megalomaníacas que vão compor o doce caldo de todo trabalho. Anacronismo é um ingrediente que aprecio.

Um comentário:

Brontops Baruq disse...

Taí algo que espero que vá em frente... Já estive em Alcântara, Maranhão. Lá havia um mapa com os projetos espaciais de tudo que é lado do planeta. Recomendo que vc dê uma olhada (se é que já não deu) no livro "Astronáutica - do sonho a realidade", de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, da Bertrand Brasil. O pessoal de lá falou em um navio misterioso sem bandeira ancorado na baía de São Luis, na mesma época em que se deu aquela explosão horrível que matou toda uma parte importante do projeto...

Tô com um blogue onde tô escrevendo uns continhos... Visita eu lá:

http://brontops.blogspot.com/